quinta-feira, 29 de maio de 2008

Uma árvore para cada 3 habitantes em Limeira

MÁRCIA LUCATO

Limeira tem cerca de 80 mil árvores na zona urbana, o equivalente a uma árvore para cada três habitantes. Conforme Dados da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, esse índice mantém Limeira como uma cidade bem arborizada, “sendo considerada ainda como uma das mais verdes do Estado”.

Segundo o secretário da pasta, André Pelegrini, a Organização das Nações Unidas (ONU) recomenda 12 metros quadrados por habitante.
Entre a variedade de espécies espalhadas pela cidade estão: murta, bauínia, sibipiruna, paus-ferro, resedá, quaresmeira, melaleuca e ipê de jardim.

Entre os locais mais arborizados na cidade estão: Horto Florestal, Zoológico, Praça Toledo Barros, Praça do Museu, Avenida Saudades (uma das únicas avenidas que suporta árvores de grande porte), Hípica Municipal, sede da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, Parque Ecológico, que fica entre os bairros Cecap e Parque Nações, proximidades do Portal das Rosas e do Jardim Graminha.

Existem locais, como nas imediações do Jardim Montezuma, que é descampado, mas, mesmo assim, é considerado área verde. É uma área verde em degradação, mas, por incrível que pareça, mato também é considerado área verde.

Em relação ao meio ambiente, locais com mato são importantes por causa da possibilidade de infiltração de água, que colaboram para o abastecimento do lençol freático, mas não existe o processo de fotossíntese.

Na opinião do secretário, as áreas verdes que não compõem flora rica precisam ser recompostas para que Limeira possa realmente ser considerada uma cidade exemplar de arborização.

“Mesmo assim, 80 mil árvores é um número muito bom”. O secretário adiantou que, em menos de 60 dias, será concluído um novo estudo sobre a quantidade exata de árvores em Limeira.

População

Um grande problema que o secretário tem observado é que a população ‘adora ver’ árvores grandes, principalmente as que fazem bastante sombra, mas, conviver com elas, são poucos os que gostam.

“O ideal mesmo seria que todos se conscientizassem que árvores geram alguns problemas, mas que são muito pequenos perto dos benefícios que proporcionam”.

O telefone 156 da Prefeitura é uma prova. Algumas vezes, o secretário passa pelo setor para verificar as reclamações correspondentes à sua secretaria e as principais são: raiz de árvore quebrando calçada, rachando muro e entrando em casa.

Mas, após a vistoria do engenheiro do Departamento de Áreas Verdes, o laudo: árvore em bom estado de conservação.

Mesmo assim, algumas vezes, outros técnicos voltam para o local e é constatado certo exagero. “As pessoas simplesmente querem que a árvore seja cortada, às vezes, por sujarem a frente das casas. Podem ter certeza que, quando for realmente necessário, a árvore será retirada, mas dentro dos critérios”.

Segundo Pelegrini, sabe-se que existem pessoas que retiram a árvore e depois se arrependem. Outras matam a planta com veneno ou outras técnicas. “Essas pessoas só não têm noção que esse é também um crime ambiental e, quem for flagrado, está sujeito às sanções da lei”.

Um outro problema é quando o morador planta uma muda sem orientação que, depois que cresce, causa problemas desagradáveis.

“Depois começam a ligar para a Prefeitura dar um jeito”. Contudo, Pelegrini coloca a Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente para qualquer dúvida e, sobretudo, orientações. O Departamento de Áreas Verdes também dispõe de viveiros de mudas.
Mais informações pelo telefone 3451-7309.

Nenhum comentário: