quinta-feira, 29 de maio de 2008

São Pedro em prol do meio ambiente

Cidade adota medidas visando maior conscientização ambiental.

ANDREI D. MYCZKOWSKI

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de São Pedro (SP) iniciou mais um importante trabalho de reflorestamento, desta vez em áreas urbanas da cidade.

Cerca de 3 mil mudas de várias espécies estão sendo plantadas em alguns bairros do município.

Segundo informações do secretário de Meio Ambiente, Marcelo de Camargo Covizzi, as mudas são específicas para a área urbana, pois suas raízes não estragam as calçadas e sua altura não atrapalha a fiação elétrica.

Covizzi também informou que as mudas são o resultado de um trabalho iniciado no ano passado com o cultivo de sementes e a formação das mudas no viveiro municipal.

“Essas mudas foram feitas no nosso viveiro por funcionários da própria Secretaria, o que por si só já dá uma maior garantia de qualidade”, afirma o secretário.

Para ele, é importante que a população fiscalize e ajude a cuidar das mudas, pois algumas árvores não vingam, em sua maioria, por ação de vândalos e de crianças que, por brincadeira, quebram os seus novos galhos.

A prefeitura de São Pedro, através da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente (Saama), também começa a campanha para o recolhimento e a reciclagem do óleo de cozinha utilizado pela população e pelo comércio da cidade.

A iniciativa é a mais nova ação da prefeitura para melhorar a qualidade de vida da população e os cuidados com o meio ambiente.

Segundo o prefeito, Eduardo Modesto, a campanha de recolhimento do óleo de cozinha foi efetivada com a adesão de vários comerciantes da cidade e, agora, começa a percorrer as escolas estaduais e municipais de São Pedro, com a distribuição de panfletos explicativos para conscientizar os alunos e suas famílias da necessidade de reciclagem deste material.

O óleo de cozinha deve ser armazenado em garrafas pet de refrigerantes e entregues nas escolas ou no Ecoponto na Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, localizada na Avenida Paschoal Antonelli.

A expectativa da Secretaria é recolher uma média de mil litros de óleo por mês, que serão encaminhados a uma empresa especializada na produção de biodiesel.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente já desenvolve, com sucesso, o recolhimento de pneus velhos, que também são entregues na sede da Secretaria.

Até agora, a prefeitura já conseguiu arrecadar uma média de cinco mil pneus, que, em sua maioria, estavam armazenados em borracharias da cidade e região e que, agora, serão enviados a uma empresa de São Paulo. Em breve, a prefeitura também inicia o trabalho com o recolhimento de lâmpadas fluorescentes.

O óleo de cozinha pode contaminar o solo e os lençóis freáticos. Ele chega aos rios e às represas da cidade e fica acumulado na superfície da água, causando danos à natureza ao impedir a entrada da luz que alimenta os fitoplânctons - organismos essenciais para a vida aquática.

Durante o processo de decomposição, o óleo de cozinha emite metano, um dos principais gases que causam o efeito estufa em nosso planeta e que contribui para o aquecimento da Terra.

Um litro de óleo contamina cerca de um milhão de litros de água, o que equivale ao consumo médio de uma pessoa em 14 anos.

Nenhum comentário: