quinta-feira, 29 de maio de 2008

Mister Gênio da Garrafa Pet ensina arte no mundo da reciclagem



Moacir Magusteiro ensina que reciclar é o melhor caminho para a despoluição das cidades.

Foto: arquivo pessoal


JOICE CRISTINA LOPES


“A reciclagem de materiais é um dos meios mais eficientes contra a poluição de nossos rios e das ruas de nossa cidade”, é o que afirma o limeirense, Moacir Magusteiro, 54, aposentado, que do lixo faz nascer obras de arte.

No final de 2002, um projeto inusitado veio parar em suas mãos, o que alterou o mundo da reciclagem. Com o intuito de exterminar garrafas dos principais locais da cidade, ele começou utilizando duas garrafas de cores diferentes para fazer um cata-vento, mas, quando percebeu, tinha criado várias obras de arte.

Várias obras podem ser encontradas em sua casa. Moacir guarda um mundo espetacular onde se pode deparar com diversas peças, como centopéia, roda-gigante, vários foguetes e aviões, como o 14bis, de Santos Dumont, flechas e até um chapéu de Cowboy PET , sua primeira fantasia de carnaval como novo defensor do meio ambiente.

Convites não faltaram, várias participações em escolas permitiram a ele apresentar sua arte, que une educação com meio ambiente e vontade de se superar.

Moacir não estudou o ensino básico completo, sempre viveu na roça, mas conquistou, com muita vontade, o saber. Hoje, o computador e as máquinas fotográficas os auxilia e, com o ferro de soda e o silicone, são as ferramentas para seu trabalho.

Seu trabalho ficou exposto em vários locais da cidade e contou com o apoio da Secretaria de Educação, entre outros patrocinadores. Seu acervo é de aproximadamente 120 peças – obras de arte que falam por si e ensinam como preservar o meio ambiente.

No carnaval de rua de Limeira, as obras de Moacir ganharam irreverência, prestígio e muito comentário. Sua primeira fantasia foi a de Cowboy Pet. Desde o chapéu até a espora, tudo feito com garrafas.

A segunda elegância foi de Santos Dumont, com o seu 14Bis, avião produzido com garrafas pet, mas com sofisticada aparelhagem eletrônica, que o faz voar.

Sua terceira passagem pelas ruas foi marcante, como Índio, com penacho, flecha, saia e rosto pintado, o que lhe rendeu vários elogios na platéia.

Neste ano, Moacir, com ousadia, criou um personagem diferente, aquele que sai de uma “pequena garrafa” e faz várias magias. Isso mesmo, o Mister Gênio da Garrafa Pet, seu mais recente trabalho.

Moacir reclama da falta de apoio de grandes empresários para dar continuidade ao seu trabalho.

“Quando comecei este trabalho, recolhia garrafas até meia noite, às vezes, um pouco mais tarde, mas acho que tudo isso não basta. Temos que ter consciência de que o planeta precisa ser salvo e, como nunca consegui vender minhas peças e tornar isso um novo mercado de trabalho, peço a todos que, pelo menos, respeitem uns aos outros”.

Nenhum comentário: