quinta-feira, 29 de maio de 2008

Aumento de veículos em Limeira pode afetar meio ambiente

Em um ano, Limeira tem 15,5 mil veículos a mais nas ruas.

DENIS MARTINS

Com a melhora na economia nacional, o fluxo de veículos aumenta cada vez mais nas cidades que acompanham este desenvolvimento.

Longos prazos para pagamentos, facilidades de compra e, principalmente, a necessidade de chegar ao destino com mais rapidez estimulam o aumento no número de veículos automotores no país.

Em Limeira, este aumento aconteceu de forma extraordinária. Dados informados pela secretaria de trânsito mostram que no ano de 1997 havia cerca de 80 mil veículos. Em janeiro de 2007, dez anos depois, este número aumentou para 146.621 unidades.

A mesma pesquisa apontou que, em janeiro de 2008, o número de veículos atingiu a incrível marca de 161.119 unidades, ou seja, um veículo para cada 1,7 habitante.

Este aumento tem causado problemas não só para a estrutura física da cidade, mas, principalmente, para o meio ambiente.

O professor e coordenador do curso de Engenharia Ambiental do Isca Faculdades, Dirceu Brasil Vieira, aponta alguns males que este aumento pode causar ao meio ambiente.

De acordo com Vieira, a atmosfera é constituída por milhares de compostos naturais, ou seja, sem alteração, como por exemplo, o oxigênio. A poluição causada, principalmente, pela liberação de gases poluentes encontrados na fumaça de veículos altera estes compostos naturais e criam, por exemplo, os artificiais monóxido de carbono, enxofre e outros.

Um dos problemas que estas alterações na atmosfera podem causar é a chuva ácida. Constituída de ácido sulfúrico, ao caírem na superfície, alteram a composição química do solo e das águas, atingem as cadeias alimentares, destroem florestas e lavouras, atacam estruturas metálicas, monumentos e edificações.

Outro grande problema que pode ocorrer devido à poluição da fumaça dos veículos é quando acontece a inversão térmica. Para entender o fenômeno, é preciso ter em mente o seguinte: o ar quente, menos denso e mais leve, tende a subir e o ar frio, mais denso e pesado, tende a descer.

Quando ocorre a inversão térmica, os poluentes, que normalmente iriam se dispersar acompanhando o ar quente liberado na terra, ficam presos. Assim, a temperatura cai e os poluentes, que normalmente são "levados" pelo ar quente, acabam retidos na camada mais baixa da atmosfera.

Estes são apenas alguns dos problemas que a poluição dos automóveis causa. Há também as conseqüências indiretas, como descartes incorretos de pneus e peças mecânicas, aumento na produção de petróleo e outros.

Em Limeira, a empresa Mastra, que fabrica escapamentos automotivos, realizou, no ano passado, palestras e concursos que alertavam para as causas do aquecimento global, da poluição atmosférica, do efeito estufa, as conseqüências que estes acontecimentos podem causar ao planeta e o que cada um pode fazer para mudar essa realidade.

Foram realizadas cerca de 150 palestras, com mais de 12 mil alunos, de todas as idades, atendidos gratuitamente. O diretor e presidente da empresa, Everaldo Sajioro Jr., diz que estas ações despertam sempre a consciência da comunidade e o respeito à saúde e ao meio ambiente.

A melhor forma de se tentar amenizar este aumento é estimular as pessoas sobre o uso de outros meios de transportes como bicicletas, ônibus circulares ou até mesmo andar a pé.

Nenhum comentário: