quinta-feira, 29 de maio de 2008

Alunos do Isca Faculdades transformam óleo de cozinha em sabão

LILIAM LOURENÇO DE QUEIROZ

Alunos do curso de Química mesclam a solidariedade com a contribuição ao meio ambiente.

Alunos do curso de Química do Isca Faculdades, em parceria com o Programa de Responsabilidade Socioambiental, o Prestalie, desenvolvem com um projeto que reutiliza óleo de cozinha usado para a confecção de sabão. Segundo a assessora de comunicação da instituição, Rebeca Paroli, o projeto nasceu na faculdade. “A idéia surgiu no curso de Química. Os alunos perceberam que havia muita sobra de resíduo de óleo que não era reaproveitado. Com isso, resolveram fazer este projeto para contribuir com o meio ambiente”, conta.

O óleo é doado pela população da própria faculdade. Grupos de cinco a dez alunos produzem semanalmente o produto. Juntamente com o óleo, a confecção é feita com água e soda cáustica. “São cerca de 200 litros por mês, podendo fazer 250 quilos de sabão”, explica a aluna de Química, Laís Peixoto Rosado.

Depois de confeccionados, os sabões são doados a entidades assistenciais. O asilo João Kuhl Filho foi um dos beneficiados. A entidade chega a lavar por dia 15 quilos de peças de roupas, como toalhas de pano, guardanapos, além de lavar todos os dias louças e panelões de comida.

De acordo com a assistente social, Marilene Toledo, este tipo de iniciativa é muito importante, além de ser um produto de qualidade.

“O sabão caseiro é bem melhor que o industrial, ele espuma muito mais”, comenta.

O projeto começou em outubro do ano passado e continua, mas, segundo Rebeca, depende de mais doações. “Estamos buscando parceiros, porque precisamos de investimentos, principalmente na soda cáustica, que é usada no preparo do sabão”, ressalta. A assessora diz ainda que os interessados devem armazenar o produto em garrafas pet ou galões para serem entregues.

As doações podem ser feitas no próprio campus do Isca Faculdades localizado na rodovia Limeira/Piracicaba, km 4. Mais informações pelo telefone 3404-4706.

Um comentário:

rc.reciclagem disse...

Boa Noite !!
compro óleo de cozinha usado,para diminuir seus gastos com materiais para fabricar o sabão não seria mais viavel vender e repassar o dinheiro arrecadado pelo óleo pra as instituiçoes escolhidas .... contato Rafael 30343277 rc.reciclagem2hotmail.com