quinta-feira, 29 de maio de 2008

Educação Ambiental nas escolas de Limeira



Alunos realizam plantios de mudas


KENDRA L. MARTINS

Para muitas pessoas, a educação ambiental limita-se a trabalhar com assuntos ligados à natureza, como lixo, preservação, paisagens naturais, animais etc. Geralmente, muitos acreditam que apenas as organizações não-governamentais ambientalistas e algumas empresas de maior porte precisam se preocupar com o meio ambiente.

No entanto, a educação ambiental, atualmente, adota uma atitude real na busca de um envolvimento positivo entre o meio ambiente e o homem.

De acordo com o Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente), a educação ambiental é como um processo de formação e informação orientado para o desenvolvimento da consciência crítica sobre as questões ambientais e de atividades que levem à participação das comunidades na preservação do equilíbrio ambiental.

A escola é um bom exemplo de aprendizagem, pois é uma das grandes responsáveis pela educação de cada indivíduo e, portanto, de uma parcela da sociedade que tem acesso ao estudo. Uma vez que, na escola, acontece a mediação de informações sobre como colaborar com a preservação do meio ambiente, isso gera um processo pedagógico abrangente entre funcionários, pais e, principalmente, alunos.

Segundo a professora e coordenadora da área de Educação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente de Limeira, Dynorá Cappi Redondano, a Política Nacional de Educação Ambiental, Lei nº 9795 de 27 de abril de 1999, estabeleceu a educação ambiental como um componente essencial e permanente, devendo estar presente em todos os níveis de ensino, articulada a outras disciplinas.

Em Limeira, a Educação Ambiental já vem sendo desenvolvida desde 1997, através da Secretaria do Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Bioatividades, sob a orientação do biólogo Rogério Mesquita.

“A Educação Ambiental é fundamental na formação das crianças, pois desenvolve a conscientização frente aos problemas ambientais do município e vai além da escola, relacionando-se ao país e ao mundo. Assim, coloca o indivíduo como parte integrante de uma ação histórica e suas conseqüências e resgata valores morais, como o respeito ao outro e à natureza, a solidariedade, a responsabilidade, tão importantes para a formação da cidadania”, afirma a professora.

A Secretaria do Meio Ambiente têm desenvolvido vários trabalhos com relação à Educação Ambiental, como:

- Capacitação de coordenadores pedagógicos e professores das escolas, através de cursos, palestras e visitas técnicas.

- Programas de educação ambiental junto ao Consórcio Intermunicipal das bacias hidrográficas dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, como: “Semana da água”.

- Sensibilização para a incorporação da coleta seletiva na rotina diária, nas escolas, nas indústrias e em residências, com o intuito de colocar a matéria-prima de volta para o ciclo útil e, desse modo, aumentar a vida do aterro sanitário.

- Orientação para a melhoria da organização da cooperativa municipal de reciclagem.

- Campanhas em favor dos 5Rs: reciclagem, redução, reutilização do lixo, reflexão e recusa da utilização de materiais que produzam mais lixo.

- Produção de materiais informativos e didáticos, como folhetos, folders e livros, que são distribuídos nas escolas e para a população em geral.

- Conscientização da população sobre a utilização dos eco-pontos para descarte de resíduos da construção civil.

- Ações coletivas de plantio de mudas para reflorestamento, com a participação de escolas, comunidades, associações de bairro, Ongs etc.

- Parceria com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente no desenvolvimento de projetos, como Mutirão Verde, Mutirão azul etc.

- Participação e acompanhamento das ações do MÊS (Município Educador Sustentável).

- Alinhamento de projetos municipais com a Política Nacional de Meio Ambiente – Ministério do Meio Ambiente.

- Acompanhamento de projetos desenvolvidos nas escolas. Atualmente existem vários projetos que serão iniciados, por exemplo: Recuperação da área em frente à EMEIEF Benedicta de Toledo, Sucatoteca na EMEIEF Mário de Souza Queiroz, Coleta Seletiva na EMEIEF M. Ap. Julianelli, EMEIEF Cassiana Soares Lenci, EMEIEF Maria Thereza S. B. Camargo, Reutilização de materiais nas escolas EMEIEF Creso Coimbra e CI Dinah Bertolini, conscientização sobre o uso da água, entre outras.

Escolas de Limeira incentivam a Educação Ambiental

A coordenadora pedagógica do Centro Educacional Sesi 408, Silvania Aparecida de Andrade Fiori, explica que, além da conscientização para a não poluição de rios, lagos e lençóis freáticos, os professores mostram aos alunos que algo aparentemente sem função pode se transformar em um produto útil, evitando, assim, o desperdício. No caso, a escola trabalha em parceria com a empresa “Pronto óleo”, que produz massa para vidro.

Os alunos do ensino médio, com o apoio de professores, coordenação e demais funcionários, são responsáveis pela divulgação da campanha e arrecadação do óleo de cozinha usado, através de gincana mensal entre as classes.

“Conscientizar os alunos de que as expressões ‘aquecimento global’ e ‘desperdício’ não são apenas modismos e, depois, fazê-los compreender que eles também devem ser agentes no cuidado com o meio ambiente a fim de preservá-lo para as gerações futuras”, conclui Silvania.

Já o Colégio Jandyra Antunes Rosa, desde setembro de 1998, implementou o Projeto Plantar nas suas atividades pedagógicas sob a coordenação do diretor da escola, José Geraldo Pena de Andrade. Todo ano, próximo ao Dia da Árvore, em 21 de setembro, é feito o “Passeio da Primavera”. Os pais, alunos e educadores saem, às 9 horas, em direção ao espaço do plantio e voltam em torno das treze horas.

Em 2000, o Projeto Plantar foi premiado no concurso Fachadas e Jardins, na categoria especial. O evento homenageia quem desenvolve algum trabalho para a melhoria da visibilidade da cidade de Limeira ao longo do ano.

A escola Mário Covas também desenvolveu o projeto “Belo Belinha” – voltado às crianças carentes, pois o bairro Belinha Ometo conta com muitos moradores de baixa renda. Os alunos aprendem a plantar e cuidar da sua pequena “mudinha”. Coordenado por Jaime Franco de Oliveira Junior, o projeto assume um papel importante na educação das crianças e faz com que cada uma tenha a obrigação de iniciar uma grande batalha em prol do crescimento da educação ambiental.

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