quinta-feira, 29 de maio de 2008

O crescimento da população e o aquecimento global

JULIANA DELLA COLETTA

O aquecimento global, mesmo com o destaque da mídia, não é uma questão nova. Estudos revelam que, desde a formação do planeta Terra, o clima passou por várias mudanças. No entanto, o processo de aquecimento se intensificou nos últimos anos.

Pesquisas revelam que, desde 1995, as temperaturas tiveram suas maiores altas, das 12 temperaturas mais quentes registradas a partir de 1850, 11 ocorreram de 1995 para cá.

O crescimento populacional acelerado contribui muito para o aquecimento do planeta. Em 1802, a população atingiu o primeiro bilhão de habitantes e foi preciso mais 125 anos para atingir o segundo bilhão. Em 1961, o número de habitantes era de três bilhões, o que deu início a um crescimento desenfreado.

O economista e ecologista Hugo Penteado faz um alerta: “estamos ultrapassando o limite do nosso planeta. Em um ano, as indústrias produziram mais do que em cem anos”.

Com o aumento da população e o crescimento industrial, aumentaram também os gases emitidos no planeta. Outro fator agravante é a grande produção de lixo, materiais recicláveis estão sendo desperdiçados e ocupando os aterros sanitários.

Em Limeira, os catadores de recicláveis se uniram em uma cooperativa, com 17 catadores cadastrados, a cooperativa retira das ruas 24 toneladas por mês de recicláveis que iriam para o aterro sanitário.

A coordenadora da Coopereli, Cacilda de Oliveira, 42, faz coleta de recicláveis há cinco anos. “Além de ser uma fonte de renda, eu valorizo a reciclagem, tenho consciência que o meio ambiente precisa de ajuda”, afirma.

Gislaine da Silva, 35, diz que acordar cedo para recolher das ruas os materiais recicláveis é mais que um trabalho. “Gosto de me sentir útil, muitos não reconhecem, mais faço um bem para todos”.

Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura de Limeira, o trabalho da cooperativa está sendo essencial para a cidade. O segundo aterro sanitário está chegando à sua capacidade máxima.

O prefeito da cidade está investindo na reciclagem. Ele implantou os eco-pontos, lugares onde os moradores depositam entulhos. Dois cooperados passam nesses pontos e separam todos os materiais recicláveis, que são recolhidos pelo caminhão da prefeitura. Essa medida ajuda a cidade em dois pontos, na reciclagem e na manutenção dos terrenos baldios.

O ecologista Hugo Penteado afirma que o problema ambiental não é causa e sim conseqüências das nossas visões e atitudes. “Temos que mudar para o nosso bem”, afirma.

Segundo Penteado, a solução é buscar o equilíbrio entre os seres vivos e o ecossistema. “Falta interesse e conscientização da maioria das pessoas, temos que nos interessar por produtos ecologicamente corretos e valorizar mais a reciclagem”.

Nenhum comentário: