quinta-feira, 29 de maio de 2008

Reciclagem: ação de cidadania

ANALÚCIA NEVES

Além de reduzir a poluição ambiental, a coleta seletiva contribui para a saúde da população. A separação do lixo deve começar em casa.

Evani Tavares é presidente e uma das fundadoras da Cooperativa Reciclar, que fica na Rua Serra Dourada, 165, Jardim Baronesa, na cidade de Campinas (SP). A Cooperativa recolhe duas toneladas de material reciclável por mês.

A presidente lamenta a falta de material e vontade da sociedade em separar seu lixo e a falta de campanhas de conscientização por parte do poder público. “Tudo é reciclável e damos a destinação correta desses materiais”, disse.

Ela contou que, para a maioria dos cooperados, o trabalho na cooperativa é a única fonte de renda. E ressaltou que são 28 cooperados (22 mulheres e seis homens), divididos em três turnos de seis horas, com salário de R$400 mensais.

Ação empresarial

Nos dias de hoje, várias empresas já se conscientizaram da importância da separação dos seus resíduos sólidos. Como é o caso da Sanasa (Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A), empresa campineira que implantou em todas as áreas da empresa medidas em prol da preservação ambiental.

As ações envolvem a questão do lixo, como a coleta seletiva interna (com coletores padronizados), educação ambiental (que envolve palestras de conscientização dentro e fora da empresa) e atividades junto à Cooperativa Reciclar.

Um container foi colocado no pátio da empresa e está à disposição dos funcionários para depositar material reciclável, inclusive doméstico. Uma vez por semana tudo é recolhido e encaminhado para a Cooperativa.

Segundo Guaracy Bitar, funcionário da Sanasa e um dos idealizadores do projeto, a ação vai além da empresa, têm o objetivo de criar o hábito nos funcionários de separar os recicláveis também em seus lares. Ele fez questão de advertir: “Lixo só é lixo se estiver misturado. Separado é matéria-prima”.

Avanço na coleta seletiva
“Campinas aumentou 49,7% na arrecadação de resíduos sólidos para coletas seletivas, que somam 674 toneladas recolhidas por mês, os dados são da pesquisa Ciclosoft 2008, solicitada pela entidade Cempe (Compromisso Empresarial para Reciclagem).”
Fonte: Jornal Correio Popular de 30.04.2008.


Alguns benefícios da coleta seletiva:

Menor redução de florestas nativas.
Reduz a extração dos recursos naturais.
Diminui a poluição do solo, da água e do ar.
Economiza energia e água.
Possibilita a reciclagem de materiais que iriam para o lixo.
Conserva o solo. Diminui o lixo nos aterros e lixões.
Prolonga a vida útil dos aterros sanitários.
Diminui os custos da produção, com o aproveitamento de recicláveis pelas indústrias.
Diminui o desperdício.
Melhora a limpeza e higiene da cidade.
Previne enchentes.
Diminui os gastos com a limpeza urbana.
Cria oportunidade de fortalecer cooperativas.
Gera emprego e renda pela comercialização dos recicláveis

Nenhum comentário: